top of page
Foto do escritoraconta.pt

A organização no seu negócio

Atualizado: 21 de jan. de 2024

Uma empresa não é mais que a soma ou organização de pessoas, amparadas por máquinas e outros equipamentos que facilitem o trabalho, e que estão orientadas (organizadas) para um objectivo comum e definido.


Em sentido geral organização é o modo em que se organiza um sistema, para se facilitar o alcance dos objectivos propostos.


No grego antigo "organon" (organização) significa instrumento ou utensílio. A organização é assim um meio de multiplicar a força de um individuo. A organização é o princípio de tudo e mantê-la significa competência.




O jogo de encontrar a carta


Imaginemos o seguinte jogo: temos um adversário, dois baralhos de cartas e um pedido / objectivo: “Encontrar uma determinada carta, por exemplo o Às de Oiros, no menor tempo possível e apenas podendo virar/ver uma carta de cada vez”.


No primeiro baralho, o que foi entregue ao nosso adversário, as cartas estão organizadas por cores (vermelho / preto), por naipes (Oiros / Copas / Paus / Espadas) e por ordem de valor. No segundo baralho, o que nos foi entregue, as cartas não estão organizadas.


Qual será o baralho em que se demora menos tempo a encontrar a carta? Como é natural será o que está organizado, o que infelizmente foi entregue ao nosso adversário. A não ser que haja uma grande partida da sorte a nosso favor, com o segundo baralho será mais difícil encontrar a carta pretendida (não esqueçamos que na definição sorte é um acontecimento casual e que o acaso pode ser bom ou mau)


Imaginemos ainda que afinal este tinha sido apenas um treino para conhecer as regras e que o verdadeiro jogo seria para daí a 26 dias e que todos os dias cada jogador receberia duas cartas. Para termos a maior possibilidade possível de ganhar esse jogo o que deveríamos fazer? Deveríamos ir organizando as cartas ou as ir deixando conforme as recebíamos? Provavelmente o mais sensato seria ir organizando.


Por um acontecimento casual (bom ou mau) o jogo teve que ser antecipado e no dia 13 ao invés de nos entregarem as cartas vêm-nos buscar para ir a jogo. Entregam-nos, e ao nosso adversário, as duas cartas do dia e pedem-nos para encontrar, por exemplo, o Às de Paus.


O nosso adversário também se tinha apercebido que um baralho organizado era mais eficaz e eficiente mas talvez imbuído pela vitória anterior ou considerando a tarefa fácil e desnecessária, não organizou imediatamente as suas cartas pensando que o poderia fazer perto do dia 26 a poucas horas do jogo e assim foi jogar com um baralho baralhado.


Quem acham que ganhou o jogo?

14 visualizações

Conheça as nossas soluções de  contabilidade

Mais aconta.pt

Novidades em primeira mão

Email enviado!

bottom of page